terça-feira, 19 de agosto de 2014

A gravidez

Gravidez

A gravidez é um período muito especial na vida da mulher. Nesse período ocorre o desenvolvimento do embrião dentro do organismo feminino. Esse processo normalmente dura 39 semanas, contadas após o último ciclo menstrual. Para que a gravidez ocorra, é necessário que o óvulo seja fecundado por um espermatozóide e que estes sejam identificados pelo organismo materno


Cuidados Antes de Engravidar

Antes de a mulher engravidar, é importante fazer um exame ginecológico completo, que inclui: exame preventivo de câncer de colo de útero, ultra-sonografia dos órgãos genitais e, dependendo da idade, ultra-sonografia e/ou mamografia para estudar as condições das mamas.

Além disso, pode ser bastante útil fazer uma consulta com um clínico geral. Isso pode ajudar a detectar a presença de alguma doença associada a problemas cardíacos, renais ou hepáticos que possam prejudicar a gravidez.

Também é comum fazer exames de urina tipo I, pois infecções urinárias podem provocar aborto e óbito fetal. Outros exemplos comuns: exame parasitológico de fezes, grupo sangüíneo e hemograma completo. Este último é importante, pois se for detectada anemia ou qualquer outra enfermidade sanguínea, é preciso que estas sejam tratadas antes da gravidez.

Outro exame importante é o de glicose — visto que o diabetes pode complicar muito a gravidez, especialmente no último trimestre.

Ainda fazem parte dessa avaliação inicial as reações sorológicas para sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, pesquisa de hepatites e, se necessário, o exame de PPD para tuberculose.


Sintomas da Gravidez

No momento em que a mulher está grávida, seu organismo passa por alterações que se acentuam a cada dia de acordo com o desenvolvimento do bebê. Dentre todos os sinais que uma mulher percebe ao engravidar, o mais imediato e claro é a cessação da menstruação.

Outros sinais secundários que evidenciam a gravidez: enjôo, mal-estar, mamas inchadas e sensíveis, cansaço diário, pressão na bexiga, fadiga, aceleração dos batimentos cardíacos, ansiedade, estresse, prisão de ventre, fome em excesso, inchaço, irritabilidade, aumento da necessidade de urinar, aumento da secreção vaginal, rejeição a cheiros e outros.


Fases da Gravidez

Gravidez, apesar de não ser doença, é uma fase da vida que requer cuidados muito especiais. Do ponto de vista médico, costuma ser dividida em três trimestres.

O primeiro talvez seja o que mais apresenta reações indesejáveis. A gestante fica sonolenta e com a sensibilidade à flor da pele. Os seios dilatam-se e ficam doloridos. Algumas têm enjôo, náuseas e vômitos.

No segundo trimestre — o mais tranqüilo dos três — a mulher se sente mais disposta e o mal-estar desaparece. Normalmente, se não fosse pela barriga, talvez nem se notasse diferença no seu jeito de ser.

O terceiro trimestre parece ser o mais demorado para passar. Nesse período, as visitas ao médico têm de ser mais freqüentes e os cuidados redobrados. O volume do útero aumenta muito, o que causa alterações não só na aparência, mas na anatomia e fisiologia da mulher.

O apoio do marido e da família é fundamental para que a mulher leve a gestação com tranqüilidade e confiança

Gravidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário